Oficinas de redação do Enem em Libras para a comunidade surda do Cariri – CE

É comum, no Brasil, a oferta de cursos preparatórios para provas de vestibulares, inclusive do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a mais expressiva avaliação do Brasil, uma vez que são milhares de estudantes que realizam essa prova todos os anos e o resultado pode garantir o ingresso no ensino superior, com base na nota obtida na prova; sendo a redação um dos itens mais importantes. Por isso, alguns cursos são específicos para a produção de uma boa redação. No entanto, a grande maioria desses cursos são em português oral, o que não contempla os/as estudantes surdos/as. Desse modo, este projeto pretende ofertar oficinas preparatórias para a redação do Enem para alunos surdos, com ensino, em Libras, das técnicas e das competências apresentadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para uma redação nota máxima. Assim, nosso objetivo é proporcionar aos estudantes surdos oportunidades de aprofundar os conhecimentos de redação aprendidos na educação básica para garantir uma boa nota e, com isso, aumentar suas possibilidades de ingresso no ensino superior. Será desenvolvido por meio de oficinas preparatórias, em Libras, com a utilização de materiais disponibilizados pelo Inep. Dessa maneira, esperamos contribuir para o desenvolvimento das habilidades de produção linguística dos alunos surdos do Cariri – CE e com seu ingresso na educação superior.

• Inscrições até 08/04/2024.
  • Número de vagas: 10.

– Vagas para alunos surdos: 05

• Seleção por ordem de inscrição.
  • O projeto será executado aos sábados de 14h às 17h no Instituto Transformar – INTRA.
  • Link para inscrição : https://forms.gle/duXGozguPPWRwWCu7

Coordenação: Profa. Ma. Sueli Trevisan e Prof. Me. Rômulo Lima.