II SETEMBRO SURDO

II SEMINÁRIO DE ESCRITA DE LÍNGUA DE SINAIS DO CARIRI (SELSC): COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DOS SURDOS

Inscrição: forms.gle/W4f1ZaMu6sPzZJKx9

EVENTO PRESENCIAL

Universidade Federal do Cariri (UFCA), Campus Juazeiro do Norte

Auditório Beata Maria de Araújo

Av. Ten. Raimundo Rocha, 1639 – Cidade Universitária, Juazeiro do Norte-CE

PROGRAMAÇÃO:

Dia 26 de setembro de 2023

14 às 17 horas

Minicurso 1: Língua Portuguesa como L2 para surdos/as – Prof.ª Sueli Fioramonte Trevisan (UFCA) e Érika Teodósio Nascimento (UFCA) – 30 vagas (apenas surdos)

Minicurso 2: Ensino de Libras na área da Saúde: sinais para a utilização na comunicação básica – Prof. Me. Mardônio dos Santos Aguiar de Oliveira (Univasf) – 30 vagas (surdos e ouvintes)

18 horas

Palestra de Abertura: “O Uso da Escrita de Sinais na  Aprendizagem do Português como Segunda Língua”. – Prof.ª Dr.ª Daniele Miki Fujikawa Bózoli (UTFPR)

Dia 27 de setembro de 2023

14 às 17 horas

Minicurso 3: “Desvendando a Plataforma Lattes” – Profª Dr.ª Miriam Royer – 30 vagas (surdos e ouvintes)

Minicurso 4: “O uso da Escrita de Sinais em Obras Literárias e Acadêmicas” – Profª Dr.ª Daniele Miki Fujikawa Bózoli (UTFPR) – 30 vagas (surdos e ouvintes)

Minicurso 5: Libras para a comunicação básica – Adriana Soares (IEDUC) e Gleidson Gonçalves (IEDUC) – 30 vagas (surdos e ouvintes)

18 horas

Mesa expositiva “Produções em Escrita de Sinais no Meio Acadêmico da UFCA”

Palestra: “Alfabetização e Letramento em Escrita de Sinais” – Prof.ª Drª Edneia Alves (UFPB)

Dia 28 de setembro de 2023

14 às 17 horas

Minicurso 6: Língua Inglesa para surdos/as como L3 – Prof. Me. Jorge Adriano Pires Silva (UFPA) – 30 vagas (apenas surdos)

Minicurso 7: Tradução e Interpretação em diferentes contextos: relatos de pesquisas nos campos jurídico e da saúde – Prof. Me. Roger Prestes (UFCA), Prof.ª Me. Sueli Fioramonte Trevisan (UFCA) – 30 vagas (surdos e ouvintes)

Minicurso 8: Transcrição em Escrita de Sinais – Prof.ª Dr.ª Edneia Alves (UFPB) – 30 vagas (surdos e ouvintes)

18 horas

Mesa de encerramento: Linguística da Libras – Prof.ª Dr.ª Diná Souza (UECE) e Prof.ª Dr.ª Miriam Royer (UFCA)

Mais informação:

Realização: