IV Semana do Letras Libras e IV Setembro Surdo

–
Inscrição participante evento:
https://forms.gle/Z9nDaBYVqiwgx29e7
–
EVENTO PRESENCIAL
Universidade Federal do Cariri (UFCA), Campus Juazeiro do Norte
Auditório Beata Maria de Araújo
Av. Ten. Raimundo Rocha, 1639 – Cidade Universitária, Juazeiro do Norte-CE
PROGRAMAÇÃO:
Dia 22 de setembro de 2025
18:30 horas
Abertura
Palestra de Abertura:
“Ser Surdo” – Prof. Me. Vinicuis Rodrigues
“O que é Capacitismo?” ” – Prof.ª Dr.ª Miriam Royer
Mediador: Prof. Me. Rômulo de Lima Sousa
–
Dia 23 de setembro de 2025
14 às 17 horas
Inscrição participante minicursos: https://forms.gle/o5M9k8LGYFrUamte9
Minicurso 1: LIBRAS BÁSICO PARA INICIANTES – Prof. Me. Rômulo de Lima Sousa e Ana Caroline Souza Lima – Sala M104 – LOTADO
Minicurso 2: PRÁTICAS DE ATIVIDADE FÍSICA E HÁBITOS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM PROL DE MELHORIAS PARA A SAÚDE. – Amanda Máximo de Lima Miranda, Danilo Moreira de Barros e Prof. Rômulo de Lima Sousa. – Sala M105
Minicurso 3: ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE TRADUÇÃO DE MÚSICAS PARA A LIBRAS. – Giovana de Lima Barreto, Vitória Matos de Freitas Clementino e Prof. Rômulo de Lima Sousa. – Sala M02s – LOTADO
Minicurso 4: POESIA E VISUAL VERNACULAR – Prof. Fabio de Sá – Sala M03s – LOTADO (OBS.: Não tem interprete de voz, vai direto sinalizar Libras)
18:30 a 22 horas
Apresentação de poética em Libras: Klarissa Lobo
Comunicação Sinatória
OBS: Sinaliza 20 minutos.
Mediadora: Prof.ª Dr.ª Miriam Royer
18:40 – SURDEZ E SUAS INTERSECCIONALIDADES: A EDUCAÇÃO SEXUAL EM LIBRAS PARA A COMUNIDADE SURDA DO CARIRI – CE – Prof. Me. Rômulo de Lima Sousa, Ana Caroline Souza Lima, Giovan de Lima Barreto e Karoline Pereira Barros
19:00 – EXPERIÊNCIAS NO PIBID – ENSINO DE LIBRAS – Joana Ávila Diniz Santos, Kylbene Matos Clementino da Silva e Fábio Lopes Figueredo
19:20 – GLOSSÁRIO BILÍNGUE DE SINAIS EM LIBRAS RELACIONADOS À MUSCULAÇÃO E AS PRÁTICAS DE ATIVIDADE FÍSICA NA REGIÃO DO CARIRI – CE – Prof. Me. Rômulo de Lima Sousa, Lucas Rocha de Carvalho e Odilon Anacleto Estrela Junior
19:40 – MONOCULTURA DA DIFERENÇA E SABERES SURDOS: DIÁLOGOS CRÍTICOS ENTRE SOCIOLOGIA DAS AUSÊNCIAS E LINGUÍSTICA APLICADA NO PIBID LETRAS-LIBRAS – Prof.ª Me. Erika Teodosio do Nascimento
20:00 – RELATO DE CONSTRUÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO “A ESCOLA DOS SONHOS: TODOS JUNTOS NA MESMA ESCOLA – Prof.ª Me. Lidiane Cristina Coelho, Ana Clara Leite do Nascimento, Aliony Higino do Nascimento, Maria Raquel Domingos e Maria Iracema Pinho de Sousa
20:20 – SIGNWRITING EM FOCO: PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL EM ESCRITA DE SINAIS COM OS DISCENTES DO CURSO DE LETRAS LIBRAS DA UFCA – Aitala dos Santos Batista e Prof. Me. Rômulo de Lima Sousa
20:40 – PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO BÁSICO DE LIBRAS PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM AMBIENTE ACADÊMICO – Maria Paula Alves Salviano, Maria Iracema Pinho de Sousa e Prof. Me. Francisco Raule de Sousa
21:00 – Debate
–
Dia 24 de setembro de 2025
14 às 17 horas
Inscrição participante minicursos: https://forms.gle/o5M9k8LGYFrUamte9
Minicurso 4 (continua): POESIA E VISUAL VERNACULAR – Prof. Fabio de Sá – Sala I102 – LOTADO (OBS.: Não tem interprete de voz, vai direto sinalizar Libras)
Minicurso 5: KARATÊ PARA INICIANTES – Prof. Me. Rômulo de Lima Sousa e Bruno Henrique Martins da Silva. – Sala I104
Minicurso 6: LIBRAS BÁSICO PARA OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE – Rômulo de Lima Sousa e Denislânio Rodrigues de Souza Brandão – Sala M02s
Minicurso 7: POR QUE TODO INTÉRPRETE TEM QUE USAR PRETO? – CRÍTICAS ESTÉTICAS E TÉCNICAS DA INTERPRETAÇÃO MUSICAL EM LIBRAS. – Profª Tainara Reis Gonçalves – Sala M03s
–
17 às 19 horas
Apresentação de Banneres
Obs.: Todos autores deve estar frente ao Auditório Beata Maria de Araújo da UFCA. Levar pôster com cordinha ou fita adesiva para fixação.
ENSINO DE PORTUGUÊS COMO L2: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PIBIDIANA NA SALA BILÍNGUE DE SURDOS DE JUAZEIRO DO NORTE-CE
OBSERVAÇÃO DA SALA BILÍNGUE DE JUAZEIRO DO NORTE – CE
PRÁTICAS EXITOSAS NO PIBID: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE LIBRAS COMO L2
ALFABETIZANDO E SINALIZANDO: CONSTRUINDO SABERES DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR PARA PRATICARMOS UMA SOCIEDADE INCLUSIVA
CINEMA SURDO: CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE O SER SURDO, SUA LÍNGUA E CULTURA
MÚSICA QUE SINALIZA: EXPERIÊNCIA DO PIBID NO ENSINO DE LIBRAS PARA CRIANÇAS OUVINTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
TRADUÇÃO COMENTADA DA POESIA “A DOR DO SILÊNCIO”
EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO PIBID LETRAS-LIBRAS: PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
OS IMPACTOS QUE OS DIFERENTES NÍVEIS EDUCACIONAIS E O TEMPO DE EXPOSIÇÃO TÊM NO PROCESSO DE APRENDIZADO DA LIBRAS EM CRIANÇAS PARTICIPANTES DO PIBID LETRAS-LIBRAS
CORPOS QUE TRANSGRIDEM E SINALIZAM: UM OLHAR PARA A SURDEZ, A LIBRAS E AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO SEXUAL PARA A COMUNIDADE SURDA DO CARIRI – CE
EXPERIÊNCIAS PIBIDIANAS: ENSINO DE LIBRAS EM UMA SALA BILÍNGUE MULTISSERIADA QUE NÃO POSSUI DISCIPLINA FORMAL DE LIBRAS NO CURRÍCULO
EXPERIÊNCIAS NO PIBID – ENSINO DE LIBRAS
O DESENVOLVIMENTO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS OUVINTES EM CONTATO COM A LIBRAS, PRÁTICAS DO PIBID
FAMILIBRAS: UMA ABORDAGEM INCLUSIVA PARA AS FAMÍLIAS DAS CRIANÇAS SURDAS DA E.E.F.T.I TABELIÃO EXPEDITO PEREIRA
RELATO DE CONSTRUÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO “A ESCOLA DOS SONHOS”: TODOS JUNTOS NA MESMA ESCOLA
FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POSSÍVEIS REFLEXÕES
RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO NO PIBID LETRAS-LIBRAS: REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIAS, COMPETÊNCIAS DIDÁTICAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA
DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO ENSINO DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA ÁREA DE LINGUAGENS
A METODOLOGIA DE ENSINO DE LIBRAS COMO L2 NO LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO DA FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE
COMUNICAÇÃO, INCLUSÃO E SUBJETIVIDADE SURDA: DESAFIOS NA CLÍNICA PSICOLÓGICA CONTEMPORÂNEA
LETRAMENTO ACADÊMICO NO ENSINO SUPERIOR: O PAPEL DA ESCRITA DA LÍNGUA DE SINAIS (ELS) NA EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA DE ESTUDANTES SURDOS(AS)
PROJETO DO CURSO DE LIBRAS NA ESCOLA ESTADUAL PROMOVENDO A INCLUSÃO EDUCACIONAL
O TEATRO-IMAGEM COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS EM UMA ESCOLA REGULAR EM JUAZEIRO DO NORTE
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS DE LIBRAS: EXPERIÊNCIAS NO PIBID LETRAS-LIBRAS NO ENSINO MÉDIO
–
19:00 horas
Apresentação de poética em Libras: Prof.ª Tainara Reis Gonçalves
Palestrantes
Libras: é preciso ser visual? – Prof. Fabio de Sá
O letramento crítico em práticas não audiocêntricas no ensino de inglês para surdas/os. – Prof. Me. Jorge Adriano Pires Silva
Das monoculturas à ecologia de saberes: caminhos na formação de professores de Libras – Prof.ª Me. Erika Teodosio do Nascimento
Mediador: Prof. Me. Iago Ferraz Nunes
–
Dia 25 de setembro de 2025
09 às 12 horas
Trilha Educativa e Mapeamento afetivo: Estação Beata Maria de Araújo até a Igreja do Bom Jesus do Horto.
Vagas: 40
Local: Complexo Ambiental Caminhos do Horto – Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto (Estação Inferior)
Público-alvo: Inscritos na semana de Letras-Libras da UFCA
Inscrições: Via formulário disponível no link da bio do instagram
14 às 17 horas
Palestrantes: II Mostra Pibid: Experiências que Formam – Educação Bilingue Surdos e Letras Libras nas escolas
Mediadora: Prof.ª Me. Erika Teodosio do Nascimento
18:30 horas
Apresentação de poética em Libras: Prof.ªJulia Batista Alves
18:45 – Palestrante: PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DO ASSÉDIO E DA DISCRIMINAÇÃO – Corregedora Márcia Macêdo
19:30 – Debate
20:00 – Palestrantes:
O que é ASJUA? – Simone Bezerra
O que é INTRA?
O que é APILSMC?
21:00 – Debate
Dia 26 de setembro de 2025
9 às 16 horas
O teleférico do Complexo Ambiental Caminhos do Horto
Em comemoração ao Dia Nacional dos Surdo.
Todas as pessoas surdas tem gratuidade e CODAs!
A pessoa surda precisa apresentar carteirinha ou laudo médico e o CODA precisa apresentar o documento que comprove a filiação (RG ou Certidão de Nascimento).
14 às 17 horas
Minicurso 8: PEDAGOGIA DAS MÃOS: CRIANDO MATERIAIS DIDÁTICOS EM LIBRAS – Professores Me. Iago Ferraz Nunes, Maria Magda Vieira Trajano Alves e Maria Tereza Escariolano Santos – Sala I103 – LOTADO
19 horas
Jantar: Top Grill Cariri – Endereço: Av. Leão Sampaio, 1590 – Lagoa Seca, Juazeiro do Norte – CE, 63040-000
–
Mais informação:
Instagram:
https://www.instagram.com/setembro.surdo.ufca/
Submissão dos Resumos:
–
Realização:

Apoio: