Perfil profissional
Profissional apto para atuar como professor da língua brasileira de sinais nos diferentes níveis de ensino fundamental, médio e superior, seja na docência da sua área de competência ou na gestão do trabalho educativo. O campo de atuação do licenciado é no ensino de Libras como L1 e L2.
Pretende-se formar indivíduos preocupados com o bem comum e capazes de exercer plenamente sua cidadania. Indivíduos que, uma vez licenciados, possam atuar em seu campo profissional de forma crítica e reflexiva, fazendo uso da língua e da literatura, de forma a auxiliar a população atingida por seu trabalho a desenvolver: a) uma competência linguística de excelência; b) um aguçado senso ético e estético; e c) um profundo conhecimento e respeito às diferentes variedades linguísticas, às suas distintas manifestações literárias e às suas culturas.
Além das habilidades e competências para o ensino de Libras, de acordo com as contingências sociais e acadêmico-científicas da área, na contemporaneidade, ainda se espera desse egresso o seguinte perfil:
- Condições de uso das linguagens relacionando às habilidades básicas: sinalizar, percepção visual, ler e escrever, associadas à Libras;
- Entendimento da língua como um produto sociocultural, relacionando o idioma com outras linguagens, inclusive as não–verbais (imagens, movimentos, virtuais, midiáticas, gestuais, etc.);
- Formação humanística, teórica e prática;
- Capacidade de operar, sem preconceitos, com a pluralidade de expressão linguística, literária e cultural;
- Atitude investigativa indispensável ao processo contínuo de construção do conhecimento na área;
- Postura ética, autonomia intelectual, responsabilidade social, espírito crítico e consciência do seu papel de formador;
- Domínio dos usos de Libras.
De modo mais específico, a graduação em Letras-Libras visa desenvolver, no aluno, as seguintes características:
- Capacidade de analisar, descrever e explicar a estrutura e funcionamento da língua em seus aspectos fonológicos, morfossintáticos, semânticos e discursivo- pragmáticos;
- Capacidade de relacionar questões de uso da língua a conceitos teóricos relevantes e de conduzir investigações sobre a língua e a linguagem e suas manifestações na sociedade;
- Domínio ativo e crítico de um repertório representativo das literaturas associadas às línguas, bem como das condições sob as quais a língua se torna literária;
- Conhecimento de diferentes variedades de língua existentes, dos fatores que condicionam tais variedades e das implicações sociais decorrentes dos diferentes usos;
- Respeito às diferentes variedades linguísticas e reconhecimento das implicações sociais decorrentes do uso da norma padrão e das demais variedades em diferentes manifestações discursivas;
- Domínio de conceitos que possibilitem compreender e explicar a linguagem como uma faculdade inata e ao mesmo tempo um fenômeno cognitivo sócio- histórico e cultural;
- Domínio de conceitos que permitam a produção de textos, considerando diferentes gêneros e registros linguísticos;
- Atitude investigativa que favoreça a construção contínua do conhecimento na área e sua aplicação na área das novas tecnologias;
- Conhecimento da língua e de suas literaturas nas suas manifestações visuais e escritas, assim como das teorias e dos métodos que fundamentam as investigações sobre a linguagem e a arte literária e facilitam a solução dos problemas nas diferentes áreas de saber;
- Capacidade de formular e trabalhar problemas científicos;
- Capacidade de análise e interpretação de obras literárias baseadas no domínio ativo de um repertório representativo da literatura;
- Conhecimento das relações de intertextualidade e reconhecimento das condições sob as quais a expressão linguística se torna literária;
- Capacidade de análise e reflexão crítica da estrutura e do funcionamento de sistemas linguísticos e de manifestações diversas da linguagem, com base no domínio de diferentes noções de gramática e no reconhecimento das variedades linguísticas e dos diversos níveis e registros de linguagem;
- Capacidade de realizar uma classificação histórica, política, social e cultural de produtos e processos linguísticos e literários, particularmente de textos de diferentes gêneros e registros linguísticos e de suas relações com outros tipos de discurso;
- Domínio da terminologia apropriada que possibilite a discussão e a construção do conhecimento referente à língua e às suas respectivas literaturas;
- Capacidade para atuar como mediador em contextos interculturais;
- Capacidade para realizar crítica linguística e literária;
- Capacidade de convivência crítica, responsável e competente com diferentes resultados de pesquisas em estudos linguísticos e literários;
- Capacidade de estabelecer relações com as disciplinas afins e suas perspectivas de investigação científica (interdisciplinaridade);
- Capacidade de lidar com as novas tecnologias desenvolvidas para sua área.
O Profissional Licenciado em Letras-Libras deverá trabalhar diretamente na educação, considerando a relação teoria-prática e o princípio da ação-reflexão-ação. Dentre as competências e habilidades, o licenciado comprometer-se-á com a ética, com a responsabilidade social, educacional e com as consequências de sua atuação no mundo do trabalho.
Especificamente, o licenciado em Letras-Libras atuará como professor de Libras no Ensino Fundamental II e Médio, como também em Cursos Livres. Poderá atuar como professor no Ensino Superior mediante Formação em Pós-Graduação.